11/12/2025

'Percy Jackson' chega à 2ª temporada com desafio de manter qualidade da estreia

Por Susana Terao/Folhapress em 11/12/2025 às 12:23

Reprodução
Reprodução

Adaptar com fidelidade uma história amada por uma legião de fãs nunca é tarefa fácil. O desafio se torna ainda mais difícil quando se trata de uma saga com 20 anos de história, como “Percy Jackson e Os Olimpianos”.

A primeira temporada da série homônima do Disney+, lançada em dezembro de 2023, conseguiu conquistar boa parte deste público.

“Um dos feedbacks que tivemos foi que a série estava sendo vista em conjunto, entre pais e filhos, e também adultos sem crianças assistindo, então isso nos mostrou uma série que reúne uma audiência diversa. Queremos manter isso”, diz o produtor executivo Craig Silverstein à Folha de S.Paulo.

Inspirada no livro “O Mar de Monstros”, a segunda temporada estreia nesta quarta-feira (10) no serviço de streaming e continua acompanhando o adolescente semideus Percy (Walker Scobell) e seus amigos do Acampamento Meio-Sangue em aventuras da mitologia grega inseridas na atualidade.

Agora, o filho de Poseidon parte em uma missão com sua amiga Annabeth (Leah Sava Jeffries), filha de Atena, e seu meio-irmão ciclope, Tyson (Daniel Diemer) para resgatar o melhor amigo sátiro Grover (Aryan Simhadri), que está desaparecido.

Em paralelo, há uma guerra no Olimpo prestes a acontecer, visto que o Titã Cronos reúne seguidores para sair de sua prisão no Tártaro. Um dos semideuses rebeldes, Luke (Charlie Bushnell), envenena a árvore protetora do acampamento, o que torna o local mais suscetível a ataques de monstros.

“Estamos contando a mesma história, só que em múltiplos pontos de vista desta vez”, diz o autor da franquia e cocriador da série, Rick Riordan. Como a primeira temporada já conseguiu apresentar os protagonistas, agora é hora de desenvolver outras perspectivas.

“Teremos mais tempo de tela com Thalia, Luke e Annabeth, e vamos ver seus passados. Essas cenas são particularmente poderosas porque vê-las na tela torna-as muito mais vivas do que apenas lê-las como flashbacks”, afirma Riordan.

Outra personagem que ganha destaque é a semideusa Clarisse (Dior Goodjohn), filha de Ares, deus da guerra. É ela quem recebe a missão de encontrar o Velocino de Ouro que poderá salvar o acampamento.

No livro, que é narrado em primeira pessoa, a personagem só volta a aparecer quando se encontra com Percy no caminho da missão. A decisão da produção foi segui-la desde o início.

“Isso ajuda a entendê-la, ver um novo lado dela, assim como Percy também vai perceber. É um arco que eu não diria que é inédito, mas é algo do livro que pudemos expandir para a série”, diz Craig Silverstein.

A franquia de Percy Jackson é marcada por um passado fracassado de adaptações cinematográficas. Rendeu dois filmes estrelados por Logan Lerman e Alexandra Daddario, mas que sofreram críticas ferrenhas dos fãs.

O produtor executivo Jon Steinberg afirma que as produções anteriores devem ser vistas como algo à parte. “O que fizemos foi seguir a história que está nos livros, o coração e a alma do universo que o Rick criou, e trazer isso para a tela. Sem se preocupar em como qualquer outra pessoa fez isso anteriormente”, diz. “Já é uma tarefa bastante difícil adaptar algo que esteve por tanto tempo na imaginação dos leitores.”

“Sobre os fãs quererem assistir aos filmes, essa é uma escolha pessoal, eu deixo para vocês”, diz o autor, que já fez comentários negativos sobre essas versões anteriormente.

Para esta versão, o que também põe o time de produtores à prova é o amadurecimento dos atores mirins. É notável, por exemplo, a mudança na voz do protagonista entre as temporadas. “Estamos fazendo o melhor que podemos, mas sim, eles estão crescendo mais rápido do que podemos filmar”, diz Riordan.

Na visão do produtor executivo Dan Shotz, a forma como os livros foram escritos, com uma espécie de colônia de férias a qual Percy volta todo verão, permite que a equipe lide melhor com essa puberdade.

“Conseguimos brincar com o fato de que é o que acontece com crianças nessa faixa etária”, afirma Shotz. Outra vantagem citada por ele é que a parcela do público infantojuvenil deve crescer junto do elenco. “Também nos beneficiamos do fato de que à medida que o público jovem amadurece com a série, podemos elevar as apostas nas temporadas”, complementa.

Baseada em “A Maldição do Titã”, a terceira temporada, sem resquícios de produções passadas, já está sendo filmada. “Está sendo encantador para mim acompanhar a adaptação pela primeira vez”, diz Riordan.

A segunda temporada de “Percy Jackson e os Olimpianos” estreia nesta quarta (10), com dois episódios; um novo episódio será liberado semanalmente, totalizando oito.

Percy Jackson e os Olimpianos – 2ª temporada

  • Quando Estreia nesta quarta (10), no Disney+. Novos episódios às quartas
  • Elenco Walker Scobell, Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri
  • Produção Rick Riordan, Jon Steinberg, Dan Shotz e Craig Silverstein
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.