'Consagração em Orixá' marca a celebração de 50 anos da União Imperial no Santos Carnaval 2026

Por Santa Portal em 03/12/2025 às 05:00

Sarah Vieira/Santa Portal
Sarah Vieira/Santa Portal

A União Imperial prepara um desfile focado em ancestralidade, cultura e renovação para marcar seus 50 anos de história no Santos Carnaval 2026. Com o enredo A Consagração em Orixá: Renascer em ‘União’ é a Chave da Vida, a agremiação do Marapé promete apresentar um espetáculo que une tradição e identidade.

O tema da agremiação do Grupo Especial foi apresentado durante o episódio desta terça-feira (2) do podcast Papo de Samba, transmitido ao vivo nesta terça-feira (2) pela rádio 107,7 FM com a participação do carnavalesco Wallacy Vinicyos, do presidente Pelé, do cavaco Biro e do intérprete Chitão Martins. A condução ficou a cargo do jornalista Eduardo Silva.

O presidente Pelé destacou a responsabilidade de comandar a escola em uma data considerada histórica. “Isso nunca passou pela minha cabeça que ia acontecer. Nós estamos fazendo de tudo para honrar as festividades e esses 50 anos da escola. Temos feito muitas ações, muitas homenagens, lembrando o pessoal do passado, as conquistas. Se Deus quiser vamos coroar com um excelente desfile”, declarou.

Segundo Wallacy, o enredo busca valorizar o papel histórico e cultural da escola na cidade. “A União Imperial é além do que ela mesma acredita, ela é muito grande, muito forte, uma escola que sempre inova e sempre busca contribuir para a cultura do carnaval. Uma escola que ensina história para seus foliões e seus amantes, que se coloca à frente do seu tempo, levanta e arrasta a multidão”, afirmou.

Wallacy explicou que o enredo destaca a ancestralidade da agremiação e estabelece uma narrativa afro-brasileira em torno de sua trajetória. “[O enredo é] um dos mais importantes que a escola já colocou na avenida porque ela conta um pouco da ancestralidade dela. A escola faz um paralelo do renascimento, onde ela descobre essa sua ancestralidade e aí conta como isso adentra [a escola], e aí conta a história desses ancestrais, desses orixás, até ela conseguir chegar nessa glória dos 50 anos”, disse.

Além do enredo, uma participação especial foi confirmada para o projeto. O intérprete Chitão Martins relembrou que o cantor e compositor Dudu Nobre colaborou na gravação do samba. “A gente queria um convidado especial e o Dudu veio para abrilhantar. Já tive alguns trabalhos com ele. A gente conversou e ele topou na hora e fez uma participação especial na gravação”, contou.

Sexta-feira (6 de fevereiro)

Sábado (7 de fevereiro)

  • Imperatriz Alvinegra
  • Dragões do Castelo
  • Unidos da Zona Noroeste
  • Sangue Jovem
  • Padre Paulo
  • Amazonense
  • X-9
  • Unidos dos Morros
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.