Casa das Culturas de Santos reúne programação literária neste final de semana
Por Santa Portal em 17/04/2026 às 11:00
A Casa das Culturas de Santos, no litoral de São Paulo, realiza nesta sexta-feira e sábado (17 e 18) programação que reúne literatura, reflexão e intercâmbio cultural.
Na sexta-feira (17), às 17h, o projeto “O autor na Casa” recebe o escritor e médico José Antônio Garbino para uma palestra voltada à literatura e à sua produção autoral.
No sábado (18), as atividades começam às 14h30 com a oficina literária “Como se tornar um escritor: do conto segundo Lygia Fagundes Telles”, ministrada por Flávio Viegas Amoreira, escritor e curador da Casa das Culturas. A oficina propõe uma reflexão sobre a construção do conto a partir da obra de Lygia Fagundes Telles (1923–2022), uma das principais vozes da literatura brasileira.
Na sequência, às 16h, haverá leitura poética em parceria com a Aliança Francesa de Santos, em comemoração aos 81 anos da instituição. A atividade apresentará poemas bilíngues do modernista Blaise Cendrars (1887–1961), com interpretação de Flávio Viegas, da coordenadora da Aliança Francesa, Maria de Lourdes Beco e do escritor haitiano Carile Dominique, promovendo um diálogo entre diferentes culturas e idiomas.
Encerrando a programação, às 17h, está programada roda de conversa com o auto Marcelo Ariel, seguida do lançamento e leitura de poemas de seu livro Orvalho Permanente.
O público também pode visitar o Memorial José Bonifácio, que ocupa três salas com conteúdos visuais, textuais, vídeos e objetos apresentando a história do santista e Patrono da Independência.
A Casa das Culturas de Santos fica na Rua Sete de Setembro, 49 (Vila Nova). Funciona de quarta a sábado, das 14h às 18h. Entrada gratuita.