Café Teatro Rolidei lança livro que resgata décadas de arte, inclusão e resistência em Santos

Por Santa Portal em 01/12/2025 às 06:00

Divulgação
Divulgação

O Café Teatro Rolidei, símbolo de cidadania, diversidade, inclusão e produção artística em Santos, celebra sua história com o lançamento de uma obra que registra mais de duas décadas de memória coletiva. Na próxima quarta-feira (3), 19h30, artistas, amigos e colaboradores do Projeto TAMTAM se reúnem para lançar o livro “Rolidei: Histórias e Boatos que Vivi Por Lá”, no Teatro Municipal Braz Cubas.

Instalado no terceiro piso do Teatro Municipal, o Rolidei segue como um núcleo pulsante de criação e afeto. A nova publicação preserva essa trajetória de forma emotiva e documental, reunindo textos de André Azenha, Renato Di Renzo e André Ghaoui. A pesquisa histórica, organização do conteúdo, realização de entrevistas e seleção de depoimentos foi conduzida pelo jornalista e produtor cultural André Azenha.

Com 160 páginas coloridas, diagramação de André Ghaoui e dezenas de registros fotográficos inéditos, o livro compõe um mosaico sensível da história do Rolidei. As páginas reúnem relatos, reflexões, memórias, bastidores e vozes de diferentes gerações que ajudaram a transformar o local em um território de convivência, liberdade criativa e produção artística.

A obra funciona como um gesto de preservação da memória cultural santista, misturando tempos e estilos, assim como o próprio espírito do Rolidei: um ambiente onde objetos, cores, ideias e pessoas coexistem de forma orgânica, acolhedora e profundamente humana. “Santos, muitas vezes, esquece de registrar sua história. Este livro é um gesto de resistência, um registro de quem construiu e viveu a cultura da cidade”, afirma Renato Di Renzo, fundador da TAMTAM e criador do Rolidei.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.