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Projeto Verão 2020 – Aceitar e cuidar do meu corpo como ele é!

Na busca de um corpo perfeito para o verão, as pessoas começam a correr atrás de dietas milagrosas, novas modalidades de academia, chás e cremes que queimam gorduras, tiram estrias, roupas que fazem os músculos ativarem sem esforço, pílulas, suplementos alimentares e remédios, além de cirurgias plásticas e lipoaspirações, ou seja, qualquer coisa para ficar com o corpo “sarado”. Sem falar do preço que se paga por tudo isto, que é no mínimo abusivo e com resultados duvidosos ou de curto prazo.

Afinal, qual é o corpo perfeito? É o seu! Aceite, ame e cuide dele. Cuide de seu corpo, mente e espírito com carinho, com o mesmo carinho que se cuida de um bebê. Dê a melhor alimentação, estimule seus sentidos, sorria, não pare um minuto para conseguir fazer o dia ser bom, muito bom, todos os dias de sua vida. Sim, até o fim dela.

Não é fácil ter saúde, corpo forte e resistente, tem que ser persistente, ter determinação e, principalmente, se perguntar qual o seu objetivo de vida futura. Se pergunte: - qual é seu corpo ideal? O das modelos das mídias sociais, ou um corpo saudável e uma vida feliz e que te leve ao sucesso profissional e pessoal seja qual for? Você tem que estar de bem com você, se não estiver, desculpe falar duramente, mas não existe pílula milagrosa, existe é muito esforço e suor.

Está disposto a começar agora e para sempre? Vamos celebrar a vida e o verão que se aproxima? Vou dar um empurrãozinho suave como a brisa, vou sugerir uma atividade maravilhosa. Andar a beira mar. Ande sem restrições e sinta e receba todos os benefícios abaixo:

Cinco Benefícios da Água do Mar Para sua pele (Custo = R$ 0,00):

1. Relaxa o corpo – o balanço das ondas acalma e ameniza o estresse e a ansiedade;

2. Fortalece o sistema imunológico – a presença do cloreto de sódio e do ph 8 da água do mar fortalece nosso corpo contra bactérias e inflamações, como por exemplo, as dermatites atópicas;

3. Diminui as propensões alérgicas, pois diminui a vermelhidão e a coceira;

4. Tem efeito cicatrizante e antisséptico – o mar é rico em sódio e iodo, ajuda na cura de machucados e ferimentos;

5. Proporciona energias positivas – experimente mergulhar e sinta a sensação de bem-estar curando a alma.

Cinco Benefícios para tomar água de coco (Custo = R$ 4,00 / Calorias 38 Kcal em 200ml)

1. Hidrata o corpo, desintoxica fígado e intestino;

2. Melhora o funcionamento renal (por consequência desincha pernas, pés e mãos);

3. Melhora a digestão, por isto é excelente para as grávidas;

4. Ajuda a Controlar a pressão alta, evitando riscos cardíacos futuros, pois ele é rico em potássio que neutraliza o efeito do sódio;

5. Combate as cãibras, devido a quantidade de cálcio e magnésio que ajuda na saúde dos músculos;

Cinco Benefícios de tomar sol antes das 10h e depois das 16h (Custo = R$ 0,00)

1. Produção de vitamina D, importante para o fortalecimento de ossos e articulações;

2. Diminui o risco de depressão, pois aumenta a produção de endorfina pelo cérebro e transforma a melatonina (hormônio do sono) em serotonina, que melhora o humor;

3. Melhora a qualidade do sono, pois o corpo passa a entender melhor o ciclo do dia e da noite, dia = ação, noite = interiorização e descanso;

4. Protege o organismo contra doenças, nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando a formação e combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

5. Ficar bronzeado; e

Gasta de 200 a 260 Kcal numa caminhada “leve” de 1 hora – (Custo R$ 0,00)

Maravilhoso, não é? E se só puder andar a noite, vá mesmo assim, porque terá todos os benefícios exceto o do sol, mas no final de semana, aproveite para ir durante o dia também.

Se é seu caso ter preguiça de ir à academia, ou não ter dinheiro para atividades desportivas, esta é a primeira de muitas dics\as que vou dar aqui, para curtir a vida adoidado. Comece a fazer a lista dos amigos para puxar junto. Sai daquela cadeira de praia e vai andar. Depois tudo bem, mas antes vá andar com os amigos, pense que irá gastar calorias na caminhada e que já vai dar para tomar duas cervejinhas sem ter peso na consciência e “pancinha acumulada”. #Ficaadica

Grande abraço. Novembro Azul, homens se cuidem!

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 04 nov 2019 09:13
  • busca corpo   verão   dicas   
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Desmistificando a Meditação

Eu achava impossível conseguir meditar. Só de pensar em acalmar a mente e não pensar em nada já me fazia começar a pensar. Você é assim também? Então acompanha minha história.

Tentei por quatro vezes fazer diferentes tipos de yoga, por recomendação de minha terapeuta. Ela acreditava que eu precisava respirar melhor, meditar para acalmar a mente e eu poder tomar melhores e precisas decisões: ouvir, pensar e só depois agir. Bem, neste tempo, onde era executiva de uma empresa Franco-Japonesa, eu ouvia (só metade e não aceitava um não como resposta) e... agia! Agia com impulso e quase sempre o resultado era intenso, vamos dizer assim.

Deixando claro que recomendo a yoga, para mim trazia estresse, era lenta para meu estilo, não ter opção de aulas para quem está iniciando separado dos que já praticavam, não entender aqueles nomes indianos e o que o professor pedia e ter que ficar olhando o que o vizinho fazia para tentar fazer igual me dava um sentimento de fazer por fazer e isto não me atrai e não me acalma, me irrita! Lembro que até eu descobrir que pranayama era respiração, a aula já tinha quase terminado. Sem falar naquele começo e final da aula com tantas saudações, com tanto relaxamento, nossa! Aquilo não era para mim. Pensei: - Como vou fazer para melhorar minha ansiedade sem remédios?

Meditar, esta foi a resposta e, acreditem, praticar a meditação foi ótimo, principalmente quando entendi direito o que é “meditar”. Consegui achar meu jeito de meditar. Atualmente, acordar mais cedo para meditar faz meu dia ser melhor e mais produtivo. Mesmo sendo agitada, pensamentos rápidos, respiração curta e muito ansiosa, eu faço diariamente a meditação. A meditação, cientificamente comprovada, ajuda a clarear a mente, a tomar melhores decisões, a ver a vida sob um lado mais positivo, a ter um tempo só para você, a conexão entre o corpo, mente e espírito atua como um banho morno num dia longo e cansativo. Não precisa ser feito sob aspectos filosóficos, religiosos ou qualquer coisa assim. Faça ser simples e prazeroso. Ache seu jeito e curta.

Eu iniciei a meditação após ler um livro chamado o “Poder do Agora” de Eckhart Tolle, recomendo muito. Ajudou a entender que podemos iniciar com 1 minuto de meditação e aos poucos ir aumentando. Descobri também, que existe a meditação com o foco em algo, em prestar atenção no momento. Atualmente conhecido como mindfulness.

Deixe explicar, supondo que você está tomando café, mas pensando na agenda de tudo que ficou sem fazer, ou o que vai fazer com aquele problema, e por aí vai, é mente agitada e mente exausta em breve. Porém, tomar o café, apreciando o café, saboreando, sentindo o calor, o perfume, olhando sua cor, pensando no prazer deste momento, é meditar, isto é, mindfulness.

Se praticar a meditação e fizer disto um hábito diário, imagina o poder de concentração e foco que terá em qualquer situação de sua vida, quer seja em uma reunião de trabalho, onde você precisa de concentração, estar esperto e atento a tudo o que é falado, para processar as informações, observar e de preferência só falar se tiver certeza absoluta, ou quer seja com os filhos pequenos testando nossos limites 24h por dia, ou naqueles momentos de discussões calorosas, você conseguir, pela prática da meditação, mudar a chave da mente para raciocinar e não se contaminar com o clima “negativo” do momento. Poder se concentrar na respiração por alguns segundos e deixar passar como vento o que é ruim e captar o que tudo aquilo quer dizer de verdade, e decidir o que precisa ser dito ou apenas silenciado.

Eu comecei a praticar o mindfulness, intuitivamente, na pratica do pilates, me sentia bem, prestando atenção a cada detalhe do meu corpo, toda a orientação e atenção necessária faziam com que eu não pensasse em nada além dos exercícios, de me desafiar a ir mais profundo em meu “power house”, me sentia realizada e capaz de aguentar o dia numa boa. Não pensar em nada, mas em um propósito único, é meditar, é mindfulness.

Assim, pratique a meditação em um propósito, algo que quando você faz, não pensa em nada, aquele momento que é só seu. Pode ser pintura, jogo de palavras, boxe, ballet, crossfit, yoga, o que for. Depois disto, e sem pressão, vá fazendo meditação tradicional, prestando atenção no ritmo da respiração. Em seguida, comece a acordar 5 minutos antes, sente-se e tente acordar espreguiçando seu corpo, respirando profundamente algumas vezes sem pensar em nada, a não ser em acordar bem, acordar sorrindo.

A melhor maneira, e mais saudável de começar o dia é se espreguiçando, estique tudo, não deixe nada para amanhã, porque meditar é o agora.

Abraço apertado e ótima semana!

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 28 out 2019 08:53Atualizado em: segunda-feira, 28 out 2019 08:55
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Seja próspero, faça atividade física!

Quando fazemos atividades físicas, quer seja ela um esporte individual ou coletivo, quer seja uma aula de condicionamento físico, qualquer uma das inúmeras modalidades oferecidas pelas academias, estúdios entre outros, seja numa simples caminhada ou numa maratona, a tendência do ser humano é passar de seus limites, superar as dificuldades e atingir o máximo em relação a si mesmo e muitas vezes em relação aos outros. Superação! Não vêm problemas e dificuldades à sua frente!

O que faz com que passemos de nossos limites, até mesmo das fronteiras das dores? Com toda a certeza, é a sensação de prazer, de missão cumprida, de alegria e satisfação, de poder interior, de sentir-se bem consigo mesma.

A parte mais difícil é sair do ponto zero, do sedentarismo, da zona de conforto, mas assim que sair e se identificar com uma atividade física, nunca mais irá deixar de fazer. O que causa isto? Hormônios, a liberação de hormônios durante as práticas de exercícios são os responsáveis pela saúde física, mental e espiritual. Os hormônios liberados são em geral a Endorfina, a Serotonina, a Dopamina e os dois principais a Oxitocina e a Anandamida, também conhecidos como hormônios da felicidade.

Joseph H. Pilates, já em 1945 disse uma célebre frase: “A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’

Algumas atividades físicas, como o pilates, p.ex., liberam, ainda, um hormônio chamado estâmina ou estamina. É o termo dado ao que também é chamado de resistência, força e vigor, seja de um ser humano ou animal. A estâmina pode representar tanto a vitalidade e resistência física, como também a mental. Graças a estâmina, os seres humanos e animais conseguem energia e vitalidade para exercer atividades anaeróbicas e aeróbicas por longos períodos de tempo (https://www.significados.com.br/estamina/).

Como atividade física nos ajuda a prosperar? Porque com todos estes hormônios, e toda a oxigenação do cérebro processado nestes períodos de atividade física, altera o comportamento físico e mental para superar os problemas sem ver tantas dificuldades.

Quem pratica sente que a vida ficou mais leve, os problemas existem mais podem ser resolvidos sob vários ângulos e sem tanto stress, enfatizam a importância do lazer, o relógio interno sente que tem mais que 24 horas de disposição e resistência, dá conta de tudo com positividade e coragem, com foco em fazer o bem pelo bem. Não é só a meditação que trás este benefício. A meditação, o mindfulness, se consegue até mesmo lutando boxe, dançando ou nadando, a meditação é quando você está focado, concentrado no que está fazendo, é estar vivendo o momento presente. Ser uma pessoa “Zen”, não está só na prática de yoga e tai chi chuan, está dentro de escolhas simples, basta começar, se empurre do sofá e vá ver a vida prosperar.

Alguns vão ler, rir e dizer que tomar uma taça de vinho, comer chocolate também traz prazer e é bem melhor que suar a camisa! Mesmo sendo verdade dentro dos padrões das pesquisas, ainda assim não trazem um corpo mais sadio, resistente, flexível, forte e vigoroso. Deixe este hábito da comida e da bebida para curtir bons momentos com pessoas queridas, mas não como remédio para curar qualquer coisa que seja, até porque são altamente calóricos.

Falando em remédio, quanto se gasta na farmácia para repor hormônios, suplementos de proteína, de colágeno, para aumentar o prazer? Existe remédio e suplemento para tudo, e cada um deles custa bem mais do que um mês na academia, ou numa aula de pilates ou natação, sem falar nas inúmeras atividades que nem precisa gastar nada e estão 24 horas à disposição gratuitamente.

Cuide de você, faça atividade física, prospere e sinta-se feliz por ser quem você é!

Não se esqueçam: se forem mulheres, de fazer o autoexame da mama, ou fazer seus exames anuais de prevenção, estamos no Outubro Rosa.

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Natação para bebês: é bom?

Continuando nossa conversa com as mamães de bebês, vou falar um pouco sobre “Natação para bebês”.

Acredito que a natação seja uma das únicas atividades físicas que um bebê possa fazer, e o bebê pode começar a fazer desde os três meses, que é quando ele já consegue sustentar a cabecinha, segundo alguns professores e médicos especializados.

Há uma outra vertente que acredita ser melhor após os seis meses, que é quando o bebê já está com todas as vacinas importantes tomadas. De qualquer forma, a natação para bebês traz inúmeros benefícios para eles e, também, para os papais.

O bebê fica totalmente à vontade dentro da água. É um mundo conhecido por ele, afinal ficou nove meses dentro de uma água quentinha e, por esta razão, a piscina para a prática de natação para bebês tem que ser aquecida adequadamente para parecer o líquido amniótico, entre 32o. a 37oC. e limpíssima. Sempre e em qualquer circunstância tem que ser feita junto dos pais. Este contato traz benefícios para os bebês e para os papais. Trata-se da criança se sentir segura.

Os papais vão aprender como apoiar corretamente o bebê desde o primeiro dia na piscina de acordo com sua idade até ele estar com 2 ou 3 anos. Os papais precisam estar confiantes em como se posicionar e não passar traumas ou inseguranças para o bebê. Neste contato, os papais vão sentir se o bebê está tranquilo ou nervoso, seguro ou com medo, é com as mãos que os papais vão aprendendo a entender seu bebê, a entender quando seu filhinho esta pronto para fazer a imersão, a flutuação e todas as atividades e brincadeiras propostas. Além disto, este contato entre mãos, olhos, e todas as outras formas sensoriais serão para sempre um contato entre eles.

A natação para os bebês não tem a pretensão de ensina-los a nadar e, sim, de ensinar a ter consciência corporal. Favorece a formação de modificações nervosas com a estimulação motora e sensorial dos exercícios desenvolvidos na água, onde com os estímulos do aprendizado, as ramificações dos neurônios crescem, unem-se a outros neurônios aumentando o número de sinapses (conexão por onde passam informações), formando assim uma boa capacidade de memorização. Nessas adaptações de estímulo e resposta, a criança expande seu acervo sensório motor, mais adaptativo e mais inteligente, de maneira agradável e motivadora.

Outros benefícios da natação para bebês é a melhora da coordenação motora, proporcionando noções de espaço e tempo, prepara a criança psicológica e neurologicamente para o auto salvamento, aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, estimula o apetite e tranquiliza o sono.

É uma atividade que desenvolve a inteligência emocional de relacionamento, pois as aulas são em grupo e isto permite a socialização entre eles.

Outro detalhe importante é, se for possível, colocar o bebê na natação antes de 1 ano de idade, pois até esta fase ele ainda preserva seu instinto de não respirar dentro da água, a apneia, eles instintivamente fecham a boca, bloqueiam a respiração e se movem naturalmente, batendo os bracinhos e as perninhas, é um momento de prazer, de alegria. Será muito mais fácil iniciar nesta fase, mas tudo bem se for depois, a água é sempre prazerosa e transmissora de muitas energias gostosas.

Além disto, uma aula desta é uma explosão de fofura!

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 14 out 2019 09:38Atualizado em: segunda-feira, 14 out 2019 09:43
  • Natação   bebês   benefícios   
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Não tenha pressa de fazer seu bebê andar, tudo tem seu tempo certo!

Hoje a conversa é com as mamães, principalmente as mamães de primeira viagem, que sempre são mais cuidadosas, têm mais medo de errar e acabam superprotegendo seu bebê. É normal, todas nós, que somos mães, já passamos por isto. Fique tranquila!

Há tantas comparações entre os filhos, principalmente da mesma família, não é? Nas conversas ouvimos: - O meu começou a andar tinha só 10 meses, a o meu antes até, e assim vai, e o seu que ainda se arrasta pelo chão aos 9 meses, será que tem algum problema? Já fez 1 ano e ainda não anda sozinho? Tudo bem, se você faz acompanhamento de seu bebê com o pediatra e ele está crescendo normalmente e com saúde, não há com que se preocupar, tudo tem seu tempo certo, não force ele a ficar em pé. Isto é igual a fazer uma árvore crescer torta!

Atenção, não se apresse, não use andadores a menos que você queira que seu filho tenha pernas tortas (sabe daquele tipo que perdeu o cavalo?), e também evite aquele suporte de bebê que se coloca na frente do corpo como uma mochila, o tipo canguru, a consequência de usar os dois é basicamente o mesmo, como explica o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP): - no canguru, as pernas da criança ficam soltas, o que pode gerar lesões no eixo do quadril, uma vez que a cabeça do fêmur não fica bem encaixada", explica. Como todo o peso fica apoiado no eixo genital, pode haver também lesões no períneo. Além disso, a coluna não fica tão alinhada.

O que você pode e deve fazer com seu bebê desde que ele nasce? Estimular seus movimentos, estimular o desenvolvimento de sua coluna, de seus neurotransmissores. Como? Deixe-o de bruços várias vezes ao dia. Comece com pouco tempo e sempre monitorando, pois se ele não conseguir virar a cabecinha toda para o outro lado, você precisa estar atenta para ajuda-lo. Na medida em que ele faz 1 mês, 2 meses, vá aumentando o tempo e a quantidade de vezes ao dia, esta posição, faz com que ele tenha um desenvolvimento sadio da coluna e dos neurônios, será uma criança mais inteligente e mais ativa. Se puder ainda estimule o bebê, fazendo uma massagem levinha na espinha do bebê enquanto ele estiver deitado de barriguinha para baixo. Esta dica foi do pediatra dos meus filhos e garanto, deu certo! Eu seguia à risca os conselhos dele e tampava o ouvido para todos os conselhos de chás milagrosos, receitas de sucesso de avós, tios, vizinhas, etc., etc., etc.

Na medida que ele for ficando maior, deixe ele descalço, deixe ele sentir o chão, ou um tatame, ou tapete, deixe ele tentar se arrastar, tudo isto faz parte do processo de andar, de observar, de experimentar diferentes sentidos, cores, temperaturas, texturas, e a coluna estará se preparando da maneira correta para ele ficar na posição de quatro apoios, engatinhar. Dá um trabalho danado, mas vai valer a pena! Motive ele a ir buscar um brinquedinho, faça exercícios nele, existem alguns simples, e eles adoram, principalmente quando se canta junto. Não fique preocupada do chão estar 100% limpo e higienizado, ele também precisa adquirir anticorpos, ele também precisa de Vitamina “S”, com certeza alguém já brincou com você sobre isto, não é?

Depois o seu bebê irá começar a sentar, a engatinhar de marcha ré, às vezes engatinha de lado, de bumbum, calma, ele está no caminho certo, daqui a pouco ele se apoiará no sofá, na cadeira, em você e num passe de mágica sairá andando que nem um robozinho e sorrindo todo feliz pela conquista!

O melhor de todo este processo de desenvolvimento natural, é que ele não terá problemas ortopédicos a serem corrigidos, ele terá menos lesões durante seu crescimento e será muito inteligente. Acredite, confie e siga em frente porque dá certo!

Quer saber mais sobre alguns exercícios e atividades recreativas para bebê? Deixe seu recado que posso entrar mais neste assunto. Uma de minhas especializações foi em natação para bebês. Atualmente não dou mais estas aulas, mas será com muito prazer que posso passar tudo que aprendi na prática.

Um grande abraço para todas as mamães e aproveitem que a primavera está chegando e deixe seu bebê com roupas confortáveis.

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 23 set 2019 08:15
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Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.