Divulgação Divulgação

A compra e abandono de coelhos na páscoa: entenda este problema recorrente

Com a chegada da Páscoa, é comum associar o coelho a uma boa opção de presente, principalmente para crianças. Mas esta é uma decisão que deve ser analisada com muito atenção.

Todos os anos, após a data, é comum encontrar coelhos abandonados. O animal “perde a graça” e começa a dar trabalho, dentre muitos outros fatores não analisados pelo comprador.

Quando se pensa em adotar qualquer animal, é de suma importância ter a noção de que se trata de uma vida e precisa de cuidados, além de exigir tempo e dinheiro.

O coelho é extremamente sensível e, para sobreviver, fora de seu habitat precisa de ajuda dos seres humanos.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo lançou um projeto na terça-feira (9) chamado “Páscoa Consciente”, A ideia é recomendar às pessoas no intuito de que busquem outras alternativas para presentes, como coelhos de pelúcia ou chocolate.

Antes de presentear alguém com este animal, é necessário saber se a pessoa terá os cuidados necessários para manter o bem-estar do mesmo.

O veterinário Danilo Sato, 31 anos, especialista em animais silvestres, ensina como devem ser os cuidados com os coelhos e quais as recomendações para quem quer ter este pet.

“Coelhos precisam de cuidados especiais, desde o manejo alimentar até o local onde ele é criado. A alimentação de coelho deve ser controlada e equilibrada, sendo composta basicamente de feno, folhas frescas e um pouco de ração específica e de boa qualidade para coelhos. O ambiente deve ter bastante espaço para exercícios e com forração adequada para não causar problemas por excesso de umidade, lesões nas patas e processos alérgicos pelo substrato utilizado.”- conta o veterinário

O especialista também revela que os principais quadros atendidos nesta época são de coelhos com traumas por cair de lugares altos, estresse por ambiente inadequado e abandono recorrente, quando o coelho fica doente ou quando não se consegue arcar com os custos para a criação adequada dos mesmos.

 

 

  • Publicado por: Amanda Oliver/#Santaportal
  • Postado em: segunda-feira, 15 abr 2019 08:42Atualizado em: segunda-feira, 15 abr 2019 17:08
  • Coelho   Páscoa   Abandono   

Comentários (9)

Enviar Comentário

Dr. preciso tratar do meu coelho que fraturou a pata direita trazeira pois ele se jogou do colo.

• 13/07/2019 17:12

fratura na pata direita trazeira
Dr. preciso com urgência tratar dele, o senhor trata de fratura? Meu nome é Carina moro na cidade de Praia Grande SP. Cel. (13) 99106-8515 ( Whatsapp ) Desde já agradeço pela atenção, fico no aguardo de um retorno.

Luís Alberto Cardoso ledzprple@hotmail.com

• 15/04/2019 14:06

Animais
Parabéns pela excelente e oportuna matéria. Sugerimos que outras matérias relacionadas aos animais (bem estar, serviços disponíveis na região, ONGs, etc) sejam públicas.

Cristina Jordão Almeida

• 15/04/2019 13:11

Coelho não é brinquedo
Excelente matéria. Parabéns.

Marcio Martins

• 15/04/2019 13:07

Abandono de Coelho
Verdade pois muitos acham que o.coitada e descartável mais não veem que ele e um ser vivo que também tem sentimentos Muito bom seu texto e muito direto parabéns

Márcia Farinas

• 15/04/2019 12:51

Alerta!
Parabéns pelo post. Muito bom o alerta!

Elvira Oliver

• 15/04/2019 12:30

Coelhos abandonados
Triste realidade! Os pais não se dão conta da responsabilidade com esses bichinhos, onde acaba levando dor e sofrimento por simples impulso de presentear a criança, por ser bonitinho! Se pegou, cuida...É uma vida! Excelente matéria .

Georges Keramidas

• 15/04/2019 12:07

Coelhos e pets
Excelentes recomendações, animais de estimação não são brinquedos. Fazem parte da família. Parabéns

Maria Cinira

• 15/04/2019 09:52

Coelho não é brinquedo!
Muito boa e esclarecedora essa matéria, pois ainda hoje, muita gente, tem mania de achar que coelhos são pelúcia!

Meire Goulart

• 15/04/2019 09:13

Coelho não é brinquedo
Assunto importante para os desavisados, animal não é brinquedo. Adorei a matéria parabéns!

     
Sobre
Tudo sobre a saúde, alimentação, lazer e curiosidades sobre seu melhor amigo! Galeria de fotos dos pets mais bonitos. Informação e serviço você encontra aqui, no espaço perfeito para os bichinhos de estimação: Santa Pet!