Divulgação Divulgação

Banda The Classics encerra trajetória de 12 anos com apresentação no 4º Santos Film Fest

Foram 12 anos encantando, emocionando e levando alegria ao público. A banda The Classics pendurará as chuteiras. A última apresentação será no 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos, em 30 de junho, um domingo, 19h, na Praça de Alimentação do Shopping Pátio Iporanga. Será a chance do público conferir, pela última vez, o set list repleto de sucessos e canções eternizadas dos anos 60, 70, 80 e 90. No caso, com o recorte de músicas de filmes e séries dessas décadas.

História

Em 2007 os amigos, guitarristas/violonistas e cantores Rogério Baraquet e Ricardo Alarcon iniciaram um trabalho juntos. Cansados de serem guiados pelos sucessos do momento para formar seu repertório de covers, resolveram montar um set list apenas com canções que agradassem a si mesmos, mas que não deixassem de ser populares. A proposta básica era não tocar nada que tivesse sido lançado depois de 1990. Assim surgiu o The Classics que, com a inclusão mais que bem vinda do baterista Dodô Arruda, logo começou a se apresentar regularmente nas melhores casas noturnas da região, como Black Jaw e Cadillac Bar. O repertório sempre com o melhor do pop rock e MPB dos anos 60, 70 e 80.

Em uma associação com a Saudade FM abriu apresentações de cantores “vintage” que passaram por Santos, como Ovelha e Gilliard. Após um ano de atividades, a banda se ampliou e ganhou ainda mais qualidade com a adesão do veteraníssimo baixista Paulo “maestro Pepê” Silva. Em 2010 Ricardo foi, literalmente, navegar por outras águas (voltado posterirormente a se apresentar com a banda apenas em ocasiões especiais) e o grupo seguiu como trio, apresentando-se todas as semanas nos melhores bares e casas noturnas da Baixada Santista, seguindo uma trajetória de sucesso local, arrebatando fãs a cada semana.

A banda também investiu em projetos especiais: “My Sweet George – tributo a George Harrison” (2013), “De Volta Para o Futuro” (celebrando a “chegada” do personagem Marty McFly do filme homônimo a 2015) e foi a base do disco solo autoral de Rogério Baraquet (“Consequências”, 2017). Aproveitando-se do seu vasto repertório também criou um set especial somente com temas de filmes, que apresentou em várias ocasiões. Entre elas, um show antológico no encerramento do 1º Santos Criativa – Festival Geek, na Casa da Frontaria Azulejada, e no 3º Santos Film Fest, em 2017, em frente ao Roxy, e 2018, no Pátio Iporanga.

O segundo semestre de 2018 trouxe algumas dificuldades ao trio, com o fechamento de algumas casas onde tocava regularmente e um problema de saúde do “maestro Pepê”, que o impossibilitou de continuar se apresentando.

Isso tudo somado à decisão e Rogério Baraquet em investir suas energias em trabalhos autorais (ele é o coordenador do Movimento Santo de Casa, de música autoral da Baixada) levou a banda a ir diminuindo suas atividades e trouxe a decisão de encerrar as atividades.

Mas, como sempre, tudo acabará em festa e a despedida será no Santos Film Fest, que já deu espaço à banda em outras ocasiões – no dia 30 de junho, às 19h. “Foram 12 anos de diversão, descontração e música boa. Muita gente cantou e dançou com a banda. Assim, The Classics se despede da noite da Baixada Santista com a forte sensação de dever cumprido: o de tornas a vida das pessoas um pouco mais leve”, afirma Baraquet.

Serviço:
The Classics – show de despedida no 4º Santos Film Fest
Domingo, 30 de junho, 19h
Praça de Alimentação do Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga, segundo piso
Gratuito.

 

 

  • Publicado por: Sarah Campos
  • Postado em: quinta-feira, 20 jun 2019 22:51
  • festival   Santos   cinema   

Comentários (0)

Enviar Comentário